Chapas de madeira
As chapas de madeira vieram como alternativa à madeira maciça original.
Elas têm como principais vantagens: custo reduzido, variedade de padrões com design exclusivo, além da sustentabilidade.
Para esclarecer as diferenças entre as principais chapas disponíveis no mercado, nós da ESQUADRIAS E MÓVEIS FRÖHLICH LTDA. preparamos este artigo com tudo que você precisa saber para exigir a melhor qualidade em seus móveis.
MDF (Medium Density Fiberboard):
É composto por fibras de madeira aglutinadas e compactadas com resina sintética, por meio de pressão e calor, resultando em um material uniforme e liso. No Brasil, a produção do MDF surgiu em 1997, para superar o “Aglomerado”, que já era mal visto por esfarelar e ter espaços ocos internamente, o que dificultava a fixação das ferragens.
Vantagens: Facilidade para executar trabalhos como entalhes, usinagens e cortes bem acabados; Boa resistência na aplicação das ferragens; Alta resistência a empenamentos. Porém, não pode molhar.
Uso: É bastante empregado em móveis (armários, balcões, prateleiras).
Acabamento: Pode vir cru, recebendo aplicação de pintura, ou com revestimento melamínico com grande variedade de padrões e texturas.
Dimensões: Painéis de 2,75 x 1,85m. Espessura de 6 a 25mm.
OSB: (Oriented Strand Board):
Sua composição é feita por meio de lascas de madeira prensadas em três camadas perpendiculares e unidas com cola e resina aplicada sob alta temperatura e pressão. O aspecto desse material é mais rústico, com as lascas evidentes.
Vantagens: É a chapa de menor custo do mercado; Resistente à umidade; Boa capacidade de suportar cargas; Utiliza madeira de reflorestamento.
Uso: Bastante versátil, é utilizado em painéis decorativos, móveis alternativos e também na construção civil.
Acabamento: Por ser rugoso, o OSB aceita somente aplicação de vernizes e tintas.
Dimensões: Placas de 2,40 x 1,20m. Espessura: 9 a 18mm.
COMPENSADO:
É formado por lâminas de madeira sobrepostas e cruzadas, unidas por adesivos e resinas por meio de pressão e calor. Existe também o sarrafeado: uma opção mais resistente, que possui no seu interior peças de madeira serradas.
Vantagens: Como diz o nome, uma lâmina compensa as tensões no sentido contrário à outra. Dessa forma, ao receber o peso, as fibras o distribuem melhor, tornando o conjunto bem estável.
Uso: Móveis e painéis divisórios
Acabamento: Pode receber pinturas e vernizes.
Dimensões: Chapas de 2,20 x 1,60m. Espessura: 6 a 25mm.
FÓRMICA:
É composta por papel, resina melamínica e a frente em lâmina decorativa. As folhas de fórmica são fabricadas com alta pressão, o que confere muita resistência contra impactos e atritos.
Vantagens: Extremamente resistente, impermeável, fina, leve.
Uso: As fórmicas são utilizadas para revestir superfícies de móveis e podem ser aplicadas em diversos ambientes.
Acabamento: Possui várias opções de cores, padrões e texturas
Dimensões: Folha de 3,08 x 1,25m. Espessura: 1,3mm.
Fonte de referência: Revista Minha Casa, abril/2011.
Contamos com profissionais capacitados e matéria-prima em estoque! Estamos, prontos para atender clientes que desejam contar com produtos de qualidade em sua residência.
Convidamos você, para visitar nosso showroom e conhecer o nosso trabalho! venha fazer o orçamento do seu projeto: (51) 3595-2507 ou por e-mail: moveisfrohlich@hotmail.com
Gostou de conhecer mais sobre chapas de madeira? Deixe seu comentário, e fique ligado, pois logo tem conteúdo novo por aqui!
Comments