top of page
Posts Recentes

Cupins: Como achar e o que fazer?

Conviver com cupins dentro de casa, seja em seu móveis e esquadrias de madeira, armários, livros, e até mesmo fotografias pode ser algo muito incômodo. Mas não se preocupe, isso tem solução!

Se eles já estão dominando o seu território, neste artigo iremos lhe ajudar a combatê-los! E se ainda não chegaram até nós iremos lhe ensinar como prevenir-se.

Os cupins possuem um papel ecológico, funcionando como consumidores primários e decompositores, com isso auxiliam para um solo mais aerado e rico em nutrientes. Mas não precisam fazer isso em sua casa, não é mesmo?

Eles preferem as madeiras secas e podem abranger a casa inteira ou somente algum cômodo, podendo ficar instalado nele por até 5 anos. Assim, o ideal é localizá-los o mais rápido possível, a fim de evitar uma infestação e a destruição de algum móvel ou esquadria.

Como achar o cupim?

Com eles habitando o seu lar, você já deve ter se deparado com aquela poeira em formato de bolinhas, pode apostar que você está perto do “inimigo” pois estas são as fezes dos cupins. Outra maneira de encontra-los é procurando por buraquinhos, como por exemplo, nas portas de armários ou em baixo de gavetas, assim como localizando pequenas asas, o que indica que estão próximos.

O que fazer?

  • Examine regularmente estantes, armários, rodapés, esquadrias, e outras peças de madeira da sua casa. Assim detectará rapidamente o início do alojamento dos cupins.

  • Caso eles já estejam sendo um inquilino indesejado você tem alguns métodos para “expulsá-los”, veja:

  • Se o ataque na madeira foi de forma superficial você mesmo pode aplicar produto inseticida no local afetado. Veja um exemplo:

  • Se foi feito em uma peça de madeira descartável, você pode queimá-la em local adequado, a fim de evitar o alastramento dos cupins para outros móveis.

  • E ainda, se achar necessário, você pode chamar alguma pessoa especializada para lhe aconselhar no local ou mesmo corrigir este problema que vem enfrentando.

Como evitá-los:

O mais importante está no momento da compra dos seus móveis e esquadrias. Prefira que estes sejam produzidos com madeiras nobres, como o ipê, cedro e louro. Estas são espécies de árvores com fibras naturalmente mais fortes, o que as deixa mais difíceis de serem mastigadas pelos cupins (e eles não gostam de dificuldade).

O ideal é que no momento da fabricação, além de escolher uma boa madeira, é que esta seja tratada com algum cupinicida. Desta forma aquele produto se torna venenoso para o cupim, e ele irá evitá-lo.

Gostou dessas dicas? Mais pessoas podem gostar também. Aproveite e compartilhe com seus amigos!

Siga
  • Instagram
  • Facebook

Rua Marquês de Souza, 789 - Bairro São José - Novo Hamburgo - RS - CEP 93534-010

  • whatsapp
  • Instagram
  • Facebook ícone social

(51) 3595.2507  |  moveisfrohlich@hotmail.com

bottom of page